Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023

Um dos grandes destaques para conseguirmos adesão de quase maioria dos municípios do Espírito Santo foi a competição positiva onde além dos munícipios quererem atingir o topo do ranking ainda contribuíram para os demais subirem nas colocações. O diálogo permanente da Transparência Capixaba, incentivando e sugerindo ações ousadas para agregarem aos portais de transparência teve grande impacto nos resultados. Foi realizando intercâmbio onde os municípios que mais precisavam de melhorias buscavam conhecer in loco a realidade dos demais. Um exemplo claro é o município da Serra que recebeu recentemente os servidores do controle interno de Alfredo Chaves para conhecer melhor o funcionamento das equipes e sua organização.
Tivemos ainda os municípios de Afonso Cláudio e Guaçuí que partiram para campanhas educativas via redes sociais – criaram a rede do Controle Interno e por lá realizam postagens orientando a população para a cultura de transparência pública. Registramos ainda o município de Cachoeiro de Itapemirim que além de receber outros municípios no programa de intercâmbio, ousam na oferta de serviço aos cidadãos como ações educativas, ouvidoria exclusiva para determinadas secretarias como por exemplo a Guarda Municipal tem um canal exclusivo.
Em Colatina o que mais nos chamou a atenção é um site exclusivo para o Controle Interno com informações importantes tanto de ações do município para melhorias constantes de transparência como também de orientações aos munícipes.
Em Vila Velha podemos observar a Ouvidoria funcionando 24 horas por dia em todos os dias da semana e oferta de serviços de saúde com agendamento on line e acompanhamento da fila de espera. Já Vitória a capital do estado vem se destacando tanto na dimensão Geral como na Saúde com atendimento pleno aos indicadores com serviços na grande maioria utilizando os recursos tecnológicos e um aplicativo – Vitória-On Line que é referência para os demais.
Outros municípios de Guaçuí e Alegre fizeram um mapa para que o cidadão encontrasse os indicadores que a Transparência Capixaba orienta como essenciais e imprescindíveis no nível de transparência.