O dia de hoje marca o 90º aniversário de uma conquista muito importante para nossa democracia: o direito feminino ao voto!
Nossa secretária de Relações Institucionais, Adila Damiani, falou ao ES TV primeira edição sobre a importância dessa conquista e da necessidade de ampliarmos a participação das mulheres na política e nos espaços de poder.
Adila também relembrou fatos históricos sobre o voto feminino, cuja primeira iniciativa em 1891 não foi aceita. O primeiro estado a conceder o voto feminino foi o Rio Grande do Norte e a primeira eleitora feminina foi a professora Celina Guimarães, em 1997, tornando-se também a primeira mulher da América do Sul a registrar o voto. A primeira deputada estadual do Espírito Santo, por sua vez, foi a também professora Judith Leão Castelo entre 1947 e 1963. Ela também foi a fundadora da Academia Espírito Santense de Letras.
Infelizmente, como pontua Adila, ainda temos muito a fazer para ampliar essa participação. Na região metropolitana da Grande Vitória, 3 municípios não tem representantes femininas (Cariacica, Viana e Fundão). A capital tem apenas duas mulheres (13%) e a Assembleia Legislativa tem apenas 3 deputadas estaduais ante 27 homens.
As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas.
Assista a reportagem completa clicando aqui!


