Voluntários iniciam a avaliação do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2024

 

A equipe de voluntários deu início a avaliação do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2024, sob a coordenação e realização da ong Transparência Capixaba e apoio institucional do ES em Ação.

Ao todo, cerca de 100 voluntários participam da avaliação do Rankig neste ano, que será realizada até junho. A coleta de informações dos 78 municípios capixabas é feita por meio dos dados disponibilizados de forma pública nos sites e portais de Transparência, sites das Câmaras Municipais e redes sociais das prefeituras.

“O Estado é referência em transparência, resultado da gestão pública eficiente e do bom ambiente de negócios, e estamos caminhando para ter administrações públicas ainda mais transparentes a partir de iniciativas como a avaliação”, pontua o diretor de Gestão Pública do ES em Ação, Fernando Saliba.

A metodologia utilizada pela equipe de avaliação é o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil, que define indicadores para medir as boas práticas de gestão e transparência no setor público.

O objetivo do ranking é avaliar e estimular as prefeituras municipais do Estado a melhorarem suas ações de transparência, abertura de dados, transformação digital, acesso à informação e combate à corrupção, como reforça a diretor executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani. “Assim, é possível mostrar à sociedade que a administração pública pode funcionar desde que haja controle e que os cidadãos exerçam vigilância constante”, frisou.

Clique aqui e confira o edital da avaliação com as próximas etapas.

Transparência Capixaba

É uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que não recebe verbas públicas, criada em 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e da sociedade e a participação popular e estimular a conscientização sobre esses temas.

ES em Ação

É uma instituição do terceiro setor, apartidária e transversal, que mobiliza a classe empresarial do Espírito Santo para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.