Inscrições abertas para seleção de voluntários na transparência dos municípios

A Transparência Capixaba está em diálogo com instituições de ensino para firmar parcerias e mobilizar alunos como voluntários para a avaliação do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023. As inscrições vão até o dia 30 de maio e podem ser feitas pelo formulário disponível aqui.

Para participar, basta ter 18 anos e ser, preferencialmente, morador da Grande Vitória, para facilitar a participação em eventuais agendas presenciais. Além disso, é preciso ser estudante de graduação ou pós-graduação em instituição reconhecida pelo MEC ou egresso formado há dois anos.

A metodologia utilizada pela equipe de avaliação será fundamentada no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil, que define indicadores considerados essenciais para medir as boas práticas de gestão e transparência no setor público.

É importante o voluntário ser usuário de uma conta google e ter conhecimentos e/ou experiência no uso de softwares de planilhas, como excel ou google planilhas; google drive e navegação em rede de computadores. A equipe de avaliação do Ranking vai receber uma capacitação da Transparência Internacional no dia 1º de junho.

O Ranking tem o objetivo de estimular as prefeituras municipais do Estado a melhorarem suas ações de transparência, participação cidadã, abertura de dados, transformação digital, acesso à informação e combate à corrupção. Ao todo, os profissionais envolvidos e interessados em gestão e transparência pública irão avaliar os sites e portais dos 78 municípios capixabas.

Mais informações e esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Clique aqui e acesse o regulamento na íntegra.

Ranking e as organizações parceiras

O Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública é uma proposta da Transparência Capixaba com parceria institucional da Transparência Internacional – Brasil e do Espírito Santo em Ação.

O Ranking Capixaba de Transparência e Governança Públicaavalia o nível de transparência pública nos municípios do Espírito Santo a partir de metodologia fundamentada no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), disponibilizada pela Transparência Internacional – Brasil, que define indicadores considerados essenciais para medir as boas práticas de gestão e transparência no setor público.

A Transparência Capixaba é uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que tem em seus princípios não receber verbas públicas. Foi criada em novembro de 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e da sociedade e a participação popular e estimular a conscientização sobre esses temas.

O Espírito Santo em Ação é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 2003, que congrega empresários de diferentes portes dos setores da economia do Espírito Santo. A organização tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado e não possui conotação ideológica, política ou partidária.

A Transparência Internacional é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Atuam no Brasil no apoio
e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades.