Notícias
29/10/2012 | TRANSPARÊNCIA CAPIXABA REPUDIA VIOLÊNCIA CONTRA CINEGRAFISTA
Agressão ao profissional em serviço é absolutamente condenável e conflita com a estabilidade democrática
ABSURDO ! É com esse sentimento que a ONG Transparência Capixaba assiste ao fim do processo eleitoral no município de Vila Velha, com a agressão ao cinegrafista da Tv Gazeta, Wagner Martins, e outros profissionais da imprensa.
O ato colide diretamente com o sistema democrático, com a liberdade de imprensa e com a liberdade profissional, todas protegidas por nossa Constituição Federal.
A estabilidade democrática brasileira é mantida graças à consciência e racionalidade de milhões de cidadãos que, mesmo participando do sistema político - ambiente em que interesses e ideias são diariamente contrariados - conseguem manter a convivência pacífica e saudável, reservando justamente ao campo democrático o confronto de suas pretensões políticas e ideológicas.
A mesma democracia que elegeu Neucimar Fraga o tolheu de exercer o segundo mandato. Foi a participação popular, representada pelo voto. A decisão popular é soberana. Àqueles que só valorizam a democracia quando vencem, está reservado o fracasso político. Toda equipe política tem que ter pleno conhecimento desses preceitos.
A ausência de coordenadores de campanha e equipes de apoio com experiência para acalmar os ânimos previsivelmente acirrados da derrota eleitoral revela um descompasso entre a organização da campanha e o vulto do processo eleitoral para o maior colégio eleitoral do Estado.
Porém nada se compara à agressão grave e injusta desferida contra um profissional da imprensa. Um ato irracional que coloca em xeque décadas de evolução e amadurecimento do processo eleitoral no município canela-verde. Ato este que deve ser punido de forma célere e justa, com a participação eficaz da polícia judiciária, do Ministério Público e do Judiciário.
Ao profissional Wagner Martins, os sinceros sentimentos desta entidade que luta pela valorização da integridade política.
Vitória, 29 de outubro de 2012.
TRANSPARÊNCIA CAPIXABA
Contra a corrupção, a favor do Espírito Santo.
Leia também:
03/05/2019 span>
Nota: falta de transparência no corte de verbas no ensino superior é preocupante.
20/02/2019 span>
ESCOLHA DO NOVO CONSELHEIRO: CRITÉRIOS POLÍTICOS QUE SEGUEM DESAGRADANDO A SOCIEDADE CIVIL E A POPULAÇÃO CAPIXABA
29/01/2019 span>
Das nomeações para cargos do governo do Estado do Espírito Santo
27/01/2019 span>
NOTA: Resistir é preciso De Mariana à Brumadinho impera a ineficiência e irresponsabilidade pública e privada
04/01/2019 span>
NOTA: Inciso aprovado no estatuto do COAF gera preocupação